+55 11 4016 4743
info@yanpai.com.br

A escolha do meio filtrante ideal

Utilizados tanto no setor automotivo, a fim de proteger componentes, bem como no setor industrial, onde as maiores exigências também devem ser atendidas os meios filtrantes são fundamentais para um bom funcionamento de motores, sistemas de ar e equipamentos. Em especial, vamos falar sobre papeis, com diversas composições, resinas e características específicas para cada finalidade deve-se utilizar a correta aplicação para cada determinado tipo de filtro a ser fabricado. Há a necessidade de se analisar as características técnicas como o tipo de tratamento que pode ser impregnação fenólica, onde há a necessidade de secagem (cura) em estufa para retirar o excesso de resina e também manter o plissado do papel na posição de montagem do filtro, outro tratamento utilizado é o de impregnação acrílica, este muito mais simples e rápido para montagem dos filtros porque dispensa a etapa da estufa, o único detalhe é que podem ser utilizados apenas em filtração de ar e óleo, não sendo recomendado em combustível. A gramatura, permeabilidade e composição do meio filtrante são imprescindíveis para que se obtenha um filtro com boa performance em retenção de particulados e boa passagem de ar.

MEIOS FILTRANTES PARA AR ​​DE MOTOR

Dependendo do tipo de veículo e das condições de direção, um motor pode exigir até 500 m³ de ar por hora. Este ar, é carregado com diferentes quantidades de partículas de sujeira e poeira. Sistemas de filtro de entrada de ar, por exemplo, dispositivos de medição e regulação de ar, asseguram que a combustão ocorra com presença mínima de partículas prejudiciais, garantindo o menor consumo possível de combustível. O espaço cada vez menor sob o capô e os volumes cada vez maiores de ar necessários aos motores atuais significam que são necessários meios filtrantes altamente especializados com alta capacidade de filtração; requisitos que podemos alcançar com meios estruturados em gradiente, sintéticos ou de múltiplas camadas.

MEIOS FILTRANTES PARA AR ​​DE CABINE

Não são apenas os motores que precisam de ar limpo, mas também os motoristas e passageiros. Os filtros de ar da cabine reduzem significativamente a quantidade de poeira, pólen e odores no ar e contribuem para um ambiente limpo na cabine de passageiros. Para uma filtragem eficiente, o ideal é a remoção de partículas mais finas <1 µm.

MEIOS FILTRANTES PARA COMBUSTÍVEIS

Esforços para reduzir continuamente o consumo de combustível levaram a indústria para desenvolvimentos inteligentes e eficazes nos sistemas de injeção de combustível. O aumento das pressões de injeção requer um desempenho significativamente melhorado do filtro. Juntamente com eficiências de remoção de partículas mais altas, a remoção de água tem um papel decisivo na redução do desgaste no sistema de injeção.

Para atender a essas demandas, combinar meios filtrantes mistos de papel e microfibras de poliéster. O meio filtrante misto garante uma fácil remoção de partículas e resiste ao ingresso de gotículas de água.

MEIOS FILTRANTES PARA ÓLEO

O óleo do motor deve atender a diversos requisitos. Quando o combustível é queimado em um motor, temperaturas acima de 2000°C são geradas sob altas pressões. Partículas de sujeira e fuligem entram no sistema de circulação de óleo. Os meios filtrantes de óleo devem remover esses contaminantes e armazená-los e fazê-lo em altas temperaturas, apesar dos óleos conterem grandes volumes de aditivos.

O espaço cada vez menor sob o capô, os volumes de óleo reduzidos, os intervalos de manutenção mais longos e os requisitos de eficiência mais altos apresentam continuamente demandas cada vez maiores sobre os materiais filtrantes e como eles são combinados.

Dependendo das necessidades do cliente, fibras de celulose, sintéticas ou de vidro são usadas em meios filtrantes. Isso se estende para mídia contendo apenas celulose ou feita de fibras 100% sintéticas. Impregnações de resinas para filtragem de óleo melhoram significativamente a resistência ao óleo quente, enquanto mantém a mídia rígida e estável.

Pensando neste mercado dinâmico e extremamente exigente, as indústrias fabricantes de mídias filtrantes precisam estar atentas para as diversas aplicações. A Yanpai do Brasil, localizada no interior de São Paulo, na cidade de Jarinu está há quase 8 anos no mercado nacional trabalhando com mídias filtrantes de diversos materiais como tecidos, feltros e spunbonds, agora traz uma novidade, sua linha de papeis com alta performance e qualidade, disponíveis em bobinas de 800mm recomendadas para linhas leves, pesadas e industriais. A equipe de vendedores técnicos podem auxiliar nas melhores escolhas dependendo da aplicação.

Mais notícias